FLAUTA DE BAMBU ESTILO FUJARA

A Fujara é encontrada com maior predominância no território montanhoso da Eslováquia, onde se especula sua origem por meados do século XVII. Desde já, constitui um ícone na identidade cultural eslovaca, sobretudo no meio camponês, onde o instrumento foi incorporado ás atividades do pastoreio. (GARAJ, 2006: 87).         
Tocada em posição vertical, a Fujara Pode alcançar comprimento superior a  1,80m, esse instrumento consiste numa flauta de sobretons feita de tradicionalmente de madeira, que possui apenas três orifícios para digitação, através dos quais, associados a variação de intensidade do sopro do executante, é possível alcançar uma escala diatônica completa no âmbito aproximado de uma oitava e meia. Porém, a tessitura geral do instrumento pode ultrapassar três oitavas se forem levados em conta os registros de baixa projeção sonora e definição imprecisa de alturas. Tradicionalmente, a contagem desta escala parte do registro referente ao segundo sobretom, que gera a partir daí, uma escala semelhante ao modo mixolídeo. A sonoridade da Fujara é muito peculiar, associada por muitos, com características melancólicas e introspectivas atribuídas ao perfil dos camponeses locais. (Elschek apud. Garaj, 2006: 86)
Devido ao tamanho alongado da flauta, é acoplado ao tubo principal um pequeno aeroduto com a função de encurtar a distancia entre os locais de sopro e dedilhado. Atualmente a fujara é utilizada também fora do meio camponês, e se apresenta sobre formas, tamanhos, materiais e decorações variadas. Com as facilidades da internet, hoje é possível encontrar materiais informativos, como áudio, vídeos, lojas e etc. Todo este material favorece a difusão deste instrumento e suas propriedades sonoras, servindo também como inspiração para a criação de novos instrumentos.

Fazemos as fujaras sob encomenda,
Faça consulte orçamento enviando e-mail para kaypora@hotmail.com 





Fujarka - F (98 cm)







Fujara G 
170 cm




Fujara - D
120cm


Fujara High F
100 cm.













Nenhum comentário: